Um papo sobre HIV/AIDS

No último dia 1º de Dezembro comemorou-se o Dia Mundial do Combate à AIDS. E, para falar sobre isso, convidei a Dr.ª Hélia Mara de Deus para poder falar sobre essa síndrome e, também, um pouco do trabalho que vem sendo realizado pela Casa Servo de Deus, uma instituição sem fins lucrativos, daqui de Guarapari, que auxilia os portadores à manterem uma sobre-vida maior, mesmo infectados. Vejam abaixo:

A Casa Servo de Deus, criada em 1994, é uma instituição de apoio dia às pessoas que vivem com HIV/AIDS. Objetiva ampliar a qualidade de vida das pessoas com HIV/AIDS e promover a prevenção e a educação da população a respeito da doença, criando mecanismos não só da pessoa que vive com HIV e AIDS lidar com a doença, mas também de seus familiares e a sociedade a compreenderem melhor.

Em Guarapari/ES, nasce permeada por dois sonhos: o primeiro já está circunscrito no próprio nome, pois trata-se de uma homenagem da fundadora, a psicóloga Hélia Mara de Deus, a seu pai, que se chamava Servo de Deus; já o segundo está envolto no objetivo profissional de promover a saúde humana, enxergando sempre o ser humano como um todo, sem desvinculá-lo dos aspectos psicológicos, físicos e espirituais que lhe são peculiares.

Nossa missão é promover socialmente cuidando do psíquico do espiritual e do físico, às pessoas vivendo com HIV/AIDS e seus familiares, possibilitando a reintegração familiar e social, resgatando assim sua dignidade. Somos agentes facilitadores norteando os direitos e deveres do nosso público junto à sociedade.

A transparência e o profissionalismo fazem parte das atividades da Casa Servo de Deus há 17 anos. Atendendo seus usuários com qualidade e zelo, oferece a comunidade de Guarapari e adjacências um respeitável trabalho para as pessoas com HIV/AIDS e seus familiares. Através de seus diversos programas, projetos e serviços, a Casa Servo de Deus é reconhecida internacionalmente por seus resultados eficientes alcançados através de alianças intersetoriais, que consistem basicamente em unir esforços dos três setores da sociedade em prol do mesmo objetivo. As parcerias entre governo, empresas privadas e organizações da sociedade civil são necessárias para atuar contra os sérios problemas sociais e de saúde enfrentados pelo publico alvo atendido na Casa Servo de Deus.

Desenvolvendo diversos projetos e contando com profissionais qualificados sendo alguns voluntários e outros contratados, o trabalho desenvolvido pela Casa Servo de Deus, necessita de toda forma de recursos, seja material, financeiro ou humano.

Atualmente os recursos, em sua maioria, vêm através de festas, eventos e bazares produzidos pela entidade como forma de sustentabilidade, embora alguns tenham parceria com o primeiro e segundo setor..

O espaço físico onde as atividades são desenvolvidas, está localizado à rua Horácio Santa, 411 B. Parque Areia Preta, em Guarapari.

A necessidade de um espaço físico construído especificamente para atender as pessoas com HIV/AIDS e seus familiares, irá aprimorar o trabalho já existente, e aumentar sua capacidade de atuação aqui no Município.

É importante frisar que a visibilidade pública do trabalho sendo executado em parceria com a sociedade, pessoas físicas e empresas locais, estimula o engajamento de outras organizações públicas e privadas no indispensável esforço da sociedade em prol da redução da divida social e avanço da melhoria da qualidade de vida.

É preciso disseminar a consciência de que o exercício da responsabilidade social contribui muito para a inclusão de milhares de brasileiros nos benefícios da economia e nas prerrogativas da cidadania. A Casa Servo de Deus cumpre, portanto, expressivo papel, contribuindo para mitigar a exclusão. Trata-se de trabalho indispensável não só em Guarapari, mas em todo o estado, considerando que o mesmo não tem capacidade de equacionar sozinho todas as demandas inerentes as vulnerabilidades sociais e de saúde. Assim a solidariedade e o apoio dos senhores é imprescindível para que a haja continuidade dos trabalhos da Casa Servo de Deus, assegurando os direitos básicos dos cidadãos de Guarapari.

A síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) é, desde o seu surgimento, um problema de saúde pública que atinge todas as camadas da sociedade. Ela não é uma doença que se restringe a determinados grupos, tais como: hemofílicos, homossexuais, usuários de drogas injetáveis e indivíduos que recebem transfusão de sangue. Sabemos que qualquer um de nós está sujeito a contrair o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e, por esse motivo, precisamos proteger, além de nós, as pessoas que nos cercam. O vírus da AIDS pode infectar qualquer um, independente do sexo, da raça, da religião, da profissão ou da orientação sexual. Desde o seu início, ela se configurou como uma pandemia, isto é, uma epidemia que se alastrou por todo o mundo. Hoje em dia, no Brasil, ela cresce entre homens e mulheres heterossexuais, e principalmente na faixa etária de 09 a 19 anos. Hoje visualizamos que pessoas sejam elas de baixo e ou alto poder aquisitivo estão se contaminando pela falta de orientação em relação à prevenção e pela cultura, errada e cheia de mitos, de não usar o preservativo.

Tendo em vista as suas formas de transmissão, associadas ao comportamento sexual e ao uso indevido de álcool e outras drogas, a AIDS acabou por ser alvo de estigma e discriminação, ou seja, algo que não devia ser mencionado e, portanto, negado no local de trabalho. Muito rapidamente, a AIDS passou a atingir as empresas, que não estavam preparadas para enfrentá-la. Atualmente, verifica-se que muitas empresas desenvolvem programas de prevenção e assistência. No entanto, parte do empresariado ainda demonstra forte resistência para reconhecer e enfrentar o problema no local de trabalho.

Um aspecto importante para implantação de um programa de prevenção é o impacto econômico da aids no mundo do trabalho. Entre o total de casos notificados, 81,12% ocorrem na faixa etária de 13 e 59 anos de idade, o que corresponde ao segmento etário com maior potencial produtivo.

Todos os projetos realizados pela Casa Servo de Deus tem como objetivo reduzir a incidência da infecção das DST e da AIDS, hepatites e uso abusivo de álcool e outras drogas e preconceito a todas as pessoas vivendo com HIV/AIDS em Guarapari e adjacências.

 Alguns eventos e atividades onde a Casa Servo de Deus e sua fundadora foram destaque:

  • Fórum AIDS na América Latina e Caribe – 2000;
  • Apresentação de trabalho mostra de Saúde e Prevenção na Escola em Brasília na UNB;
  • Apresentação de trabalhos no XIV Conferencia Mundial de AIDS em Barcelona – 2002;
  • Dois trabalhos selecionados para XV Conferencia Mundial em Cuba -2003;
  • Dois trabalhos selecionados no VI Congresso de Prevenção de DST e Aids – 2006 “Desafios da Prevenção e da Assistência no SUS “Belo Horizonte – MG;
  • Presidente fundadora do Fórum de ONGs Aids do Espírito Santo – .
  • Titular Representante da Região Sudeste na CNAIDS (Comissão Nacional de AIDS) – com alternância de 2006 até 2011, eleita E reeleita pelo colegiado regional (ERONG) e referendada no nacional de aids (ENONG).
  • Em 2008 esteve como convidada pelo Ministério da Saúde a fazer parte da delegação Brasileira na XVII conferencia Mundial de aids.
  • Vários trabalhos científicos aprovados em congressos no Brasil;

De 1994, o ano de fundação da Casa Servo de Deus, até o ano de 2010, já foram atendidos mais de 1970 (Mil Novecentos e setenta) pessoas com HIV/AIDS.

Mesmo com muitos colaboradores, a Casa Servo de Deus pede a sua ajuda. Para isso, faça uma doação voluntária  em qualquer valor. Entre em contato nos telefones abaixo e informe-se mais sobre a Casa Servo de Deus e como fazer doações:

(27) 8852-5861 (Oi)
(27) 9734-8537 (Vivo)
(27) 8129 5227 (Tim)

Espalhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Picture of Rogério Lima

Rogério Lima

Ex-pagodeiro, Empresário, Gamer, Capixaba e criador desse e de outros ~trocentos~ blogs. Está nessa vida desde 2003, mas não ficou nem rico e nem famoso. Gosta muito de receber brindes, mas é sempre esquecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Youtube dos primórdios:

Bobolhando no Youtube

Clique no botão e inscreva-se no nosso canal!
Ative o sininho! Não faça serviço pelas metades!

Bobeiras mais lidas:

Publicidade:

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.