[Off] Chuva no Espírito Santo: Somos culpados?

Uma hora boa para poder parar com a piada nesse blog e falar um pouco sério. As chuvas no Estado do Espirito Santo estão fazendo desabrigados e prejudicando a vida de mais de 600.000 (Seiscentos mil) Capixabas. O Corpo de Bombeiros e a Defesa civil dos municípios não param de atender chamados e mais chamados de soterramentos, desabamentos e resgate de pessoas nos mais diversos apuros por conta da chuva que não para de cair desde a última Terça, dia 27/10.

1SEG_20091101_234945

Como morador de Guarapari, pude acompanhar diversas ruas e avenidas da cidade alagadas e, pela TV, o caos que foi instaurado nas cidades mais atingidas pelos temporais. Claro que, diria que por sorte, Guarapari não foi tão atingida pela forte chuva em mode “non-stop” que São Pedro liberou para todos, mas as cidades vizinhas não deram tanta sorte assim.

Cariacica, Viana, Vila Velha, Parte de Vitória e outras cidades mais afastadas da capital como Guaçuí e Santa Leopoldina (que já esta quase decretando estado de calamidade pública) foram devastadas pela força das águas. Ai, é que entro com a pergunta: Somos culpados por este caos em que se encontra nossos municípios?

1SEG_20091101_234954

Vou contar que, a exemplo da senhora Tessália, nossa culpa é Fifiti Fifiti. Ou será bem mais?

Primeiro destruímos a natureza, desmatamos, poluímos, alteramos o clima do planeta, jogamos lixo em tudo em quanto é lugar mas isso não é tão relevante. O relevante é morar na beira de rios, mangues, construir diques, mas isso é parte do desenvolvimento das cidades, não é? Sim é. Mas quem que permite tudo isso?

Os administradores municipais, mais conhecidos pela alcunha de Prefeitos.

200530-4aef31c63ebb7

A ingerência desses Administradores que não administram nada, permitem valões abertos, canais pluviais entupidos e transtornos com alagamentos em ruas, casas, no comercio e nos demais ambientes dos municípios. Mas perae, quem é que coloca esses “administradores” no poder?

Sim, somos nós.

Somente eleitores manés passam anos e anos e mais anos reclamando de um problema (a exemplo da população de Vila Velha) e que nunca é resolvido. E verba para poder resolver os problemas de uma cidade mal projetada como Vila Velha, é muitíssimo fácil de conseguir. Ou não.

Mas cabe a nós mesmos tomar vergonha na cara e parar de votar em candidatos que falam muito e fazem pouco.

Mas deixando um pouco de lado as reclamações do Prefeito de Vila Velha, o Sr. Neucimar Fraga via Twitter (ele reclamou de piadinhas e até ameaçou de processo um jornalista do “A Gazeta”) e todas as outras reclamações da população e comparações entre Vila Velha e Veneza (Itália) ou com o Caribe, passaremos alguns contatos abaixo para você (se quiser ou concordar) fazer uma doação para as mais de 6.000 (seis mil) pessoas que já estão sem casa por qualquer motivo que seja neste período de chuvas.

Via Twitter, o Prefeito de Cariacica (uma das cidades mais atingidas), Sr. Helder Salomão, comunicou-nos que as doações podem ser entregues na Secretaria de Assistencia Social, localizada no Bairro Campo Grande.

As demais autoridades que se sentirem a vontade, podem entrar em contato conosco para divulgar os locais de doação e não se façam de rogados.

Fotos surrupiadas do Treta e do Gazeta Online. Vejam alguns números destes desastres.

Update [1] – Veja, no Mente Insana, onde doar e se informar sobre os desabrigados de Vila Velha.


Quem é Rogério Lima

veja todos os seus posts

Ex-pagodeiro, Empresário, Gamer, Capixaba e criador desse e de outros ~trocentos~ blogs. Está nessa vida desde 2003, mas não ficou nem rico e nem famoso. Gosta muito de receber brindes, mas é sempre esquecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.