Bobeira nível:

Me tirem uma dúvida…

Caros amigos, inimigos e leitores desse blog. Eu tenho uma dúvida a algum tempo e espero que vocês possam me ajudar com essa.

Já que Deus e o mundo adoram falar que eu “não sei o que estou falando” ou então me aparece algum mané pra dizer que eu estou infringinto uma lei ou outra, decidi “baixar” a bola um pouco e de fato, perguntar a vocês, senhores do conhecimento infinito antes de fazer algum comentário ou alguma critica.

O primeiro item da foto acima é um tronco de madeira, certo? Ok…

Já o segundo, é um Santo feito pelo artista Carlos da Cunha, a imagem de “Nossa Senhora” que TAMBÉM é feita de madeira… Tá.

Agora me tirem uma duvida…
Se OS DOIS itens acima são de MADEIRA (coisa inanimada) o que a torna de fato “Santa”?
Quem fez algo ali ou que “poderes” tem um teco de madeira que além de ter sido talhado em formato de uma mulher que DIZEM ter sido santa, qual foi o processo de “santificação” da coisa?

É possivel por exemplo eu tornar, sei lá, meu celular santo também? Eu posso pintar a cara de Jesus loiro das vista azul nele e tal…

Bom, antes que venham me criticar também, pergunto OUTRA coisa…

Em Deuteronômio 9:16, diz que Moisés desceu do morro com suas tábuas sendo os mandamentos de Deus, e ao ver o Bezerro de Ouro (fundido em ouro feito de brincos, etc..) ele ficou puto, tacou as tábuas no chão as destruindo, pois idolatrando aquela “imagem” (Assim comos os Santos de gesso, madeiras, etc…) estaria o povo de Deus saindo de seus mandamentos, cujo o 2º mandamento diz “Não farás para Ti imagens de esculturas”.

Não estaria o povo então fazendo uma “idolatria” errônea, idolatrando estátuas de madeira, gesso ou coisa parecida?

Reflitam…

Espalhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Thiago Caetano

Thiago Caetano

Thiago Caetano é um autor convidado e este texto não representa a opinião do Bobolhando. Somos um site aberto às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob uma licença Creative Commons e você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e ao nosso humilde blog.

23 respostas

  1. Isso vai soar um pouco “carola”, mas vamos lá:

    Os católicos não idolatram a imagem propriamente dita, como a santa que você postou. Essa imagem serve para nos lembrarmos do santo,a pessoa, que está no céu. Serve também para termos uma idéia (normalmente errônea, mas ainda sim uma idéia) de como era o santo em vida. Mas nós rezamos para o santo, e não para a imagem.

    Até os católicos se confundem com isso, e muitos tomam a atitude errada mesmo. Parabéns pelo post.

  2. IH, isso e uma briga velha entre os protestantes e catolicos romanos… Por mais ue falemos que idolatria é errado, eles falam que na verdade, não fazem idolatria…

  3. 1º A imagem não é santa, é de uma santa, assim como as pessoas tem fotos para lembrar de pessoas queridas, assim os católicos tem imagens para venerar santos (que é diferente da adoração que é exclusiva a Deus) que são exemplos para todos nós.

    2º Se você ler um pouquinho mais vai ver que Deus mandou que se fize-se uma imagem de uma serpente para curar as pessoas no deserto (Nm 21,8-9). Ai… o pessoal ficou tão adimirado com a imagem que acabou querendo adora-la e acendiam incenso pra ela e tudo mais. Resultado: Ezequiel veio e quebrou a serpente porque o pessoal não tava usando ela direito.(2Rs 18,4)

    Conclusão: a imagem é apenas para lembrar do santo e para ajudar na veneração, a idolatria é só desculpa de protestante.

    Espero ter ajudado e para saber mais sobre o assunto vê esse artigo aqui: http://www.veritatis.com.br/apologetica/imagens-santos/554-deus-proibe-confeccao-imagens (esse site veritais é otimo e tem formações para caso haja outras duvidas da sua parte)

        1. Isso ae. Aliás, se tu quer realmente alcançar a “santidade” como vc disse em seu twitter, comece deixando de assistir programas cheios de gostosas sem roupa com o “Pânico”. Celibato é tudo mano 😀

  4. Eu na minha humilde opiniao acho meio que errado adorar imagem de santos e tal. o unico a ser adorado é Deus. mas enfim, fé e fé e nao se deve julgar a fé de ninguem.

  5. Intolerância é paia… Saber lidar com opiniões divergentes é um dom, principalmente para blogueiros. Que tal apostar no humor de sempre, que nos faz visitar este blog e parar com ofensas à outras religiões?

    Meu caro Thiago, acompanho o blog há muito tempo e ele nunca precisou de uma acidez bucal religiosa para atrair seguidores. E outra, respeito é bom e todos gostam.

    Quantos aso outros, católicos NÃO adoram imagens. Estudem um pouco, até mesmos os cristãos de outras denominações tem consciência de que isto é uma inverdade.

    =]

  6. Sabe qual é a pior parte disso tudo? As caixas de comentário trepando uma em cima das outras. Quando a minha internet se reestabelecer eu tenho mais isso pra resolver. Shit.

  7. Lamentável um site de humor ficar postando sobre coisas que não se discute. Se você não acredita, tudo bem. Agora, deixa a fé das pessoas em paz! Elas estão fazendo mal pra você em estar acreditando em santos? Não! Isso não atinge em nada a sua vida. Você não paga a conta de ninguém! Faça o que vocês sabem fazer de bom: humor. Ou então fechem o Bobolhando e montem um site sobre religião. Aí eu tiro dos meus favoritos, do Delicious e dessa p**** toda e passo a frequentar outros ‘concorrentes’ de vocês que sabem diferenciar as coisas.

    1. Querida, realmente, é um blog de humor. Mas antes de ser um blog de humor, é um BLOG. E por ser um BLOG, existe sim opinião aqui em vários assuntos e até sobre religião. É uma indagação normal que o Thiago fez, haja visto que os “politicamente corretos” são a maioria em um país onde quem tem opinião é a minoria. Enfim, não adianta trollar aqui ou no twitter. Continuaremos expressando nossa opinião e leitores que não sabem interpretar textos e opiniões, de boa, não me empolgam nem um pouco. Seja feliz e que Deus lhe abençoe. Bjus.

  8. Thiago Caetano, o Gabriel Pinheiro já explicou exatamente a realidade que envolve a criação de imagens de santos(as). As imagens não são santas, elas representam os santos. Se o povo mais leigo venera a imagem, e não a santidade, daí é problema do povo. Daí esse mesmo povo tem que pensar no segundo mandamento e ver se não está errando para com Deus. Acho que você, na verdade, não tá querendo aceitar essa explicação para não acabar com a polêmica. Abraços.

  9. Thiago,
    De fato imagens são feitas de pau, pedra, metal ou qualquer outro material. Toda e qualquer imagem nada mais é do que um aglomerado de matéria. Simples assim. Logo não há diferença entre a imagem e a seção de tronco da foto do seu post. Há diferença, sim, no que elas representam!
    Há várias passagens onde a feitura de imagens é condenada. Mas há outras onde se faz defesa da feitura das mesmas. Exs.: Ex 25,18s; Num 21,8s . Como Deus não é maluco, tampouco tem dupla personalidade ou amnésia, a contradição aparente é explicável de forma fácil: Deus condena a idolatria não a feitura de imagens.
    Outra coisa que tb gera muita confusão é a diferença entre ídolo e estátua (imagem). Ídolos geralmente são imagens. Mas nem toda imagem é um ídolo. Ídolo é quando se diz que a imagem é deus. Exs: O bezerro de ouro, Baal. Imagens são como ícones de computador. Quando “clicadas” ajudam o fiel a se aproximar de Deus. Como uma foto que faz vc se lembrar duma coisa, pessoa ou situação.
    Imagens são usadas desde os primórdios do Cristianismo. Por serem práticas e didáticas. E até pq a maioria das pessoas (inclusive ricos e nobres) era analfabeta. Isso explica a quantidade de imagens, pinturas e afins em igrejas muito antigas.
    Outra coisa que atrapalha é o desconhecer da diferença entre adoração (latria) e veneração (dulia). Adorar: prestar culto a; Venerar: reverenciar, fazer memória, ter grande respeito. Adorar só a Deus. Na Igreja Católica, por exemplo, se pratica a adoração ao Santíssimo Sacramento. A hóstia consagrada que é Cristo. Já nas igrejas protestantes se louva a Deus, não se adora o Mesmo. Às imagens é feita veneração. Alguém prostrado ante uma imagem não está adorando a mesma. Reverencia o que ela representa. Prostração é um sinal de respeito. Mostra respeito pelo que a imagem representa ou pela história de vida do santo ou santa. Como um soldado em continência a bandeira do Brasil. Ela não é a pátria, mas a representa. Súditos (inclusive protestantes) se prostravam ante seus soberanos e não os adoravam.
    Ora, eu respeito meus pais e não me prostro ante eles, deve estar pensando. De fato, mas manifesta respeito aos mesmos de outras formas. Não? Certamente, já viu muitas pessoas pedindo coisas prostradas ante imagens. Conversando com imagens como se elas fossem pessoas, e isso não é idolatria? Não. Conversar com a imagem pode ser uma projeção e/ou uma personificação. Ex.: pessoas que tratam o carro como se fosse gente. Quanto a fazer pedidos, na verdade a pessoa pede a intercessão do santo representado na imagem. Pois, ele está mais próximo de Deus. Além de fazer parte da Igreja também, no caso a Triunfante. Pedir a intercessão é como pedir uma ajuda ao santo. E como quando se está com um grande problema e se pede a um amigo pra rezar por você. Deus, independente de se pedir a intercessão de algum santo, sempre nos ouve. Mas uma ajuda é sempre bem vinda! De fato, muitas pessoas, por ignorância, meio que “idolatram” os santos. Ajudando a disseminar a confusão. Mas não o fazem por mal.
    Espero ter ajudado a diluir sua dúvida!

  10. não cara a santa é só uma imagem, a igreja católica não idolatra imagens e nem fazem dela uma coisa santa,

    aquilo é só pra ter uma imagem msm, uma recordação, mas ninguem fica idolatrando imagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Youtube dos primórdios:

Bobolhando no Youtube

Clique no botão e inscreva-se no nosso canal!
Ative o sininho! Não faça serviço pelas metades!

Bobeiras mais lidas:

Publicidade:

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.