Todo verão é a mesma coisa. Chove muito. Muito mesmo. Mas este ano, sem querer parecer um teólogo da conspiração, parece que realmente o mundo irá acabar. Em 2009, nesta mesma época, presenciei em Itaperuna (RJ) uma grande enchente que fez as autoridades locais decretarem estado de emergência. Este ano, a coisa piorou.
Lá, em Itaperuna, o estado é de calamidade. Os rios que cortam a cidade subiram muito mais que nos outros anos. Em Além Paraíba, cidade na qual vou todo o ano no final de ano pois a minha sogra mora por lá, a situação é muito triste. Eu, consegui sair exatamente no dia que começou a chover muito lá: No dia 02 de Janeiro.
De lá para cá, a chuva só tem se intensificado e, como não poderia ser diferente, o rio que corta a cidade encheu ao ponto de invadir a cidade. Parentes da minha patroa postaram algumas fotos no Facebook deste alagamento que, segundo moradores antigos, é o pior que se recordam. Vejam as fotos:
A foto acima é o momento em que o Rio Paraíba do Sul invadiu o bairro próximo ao centro da cidade (Porto).
Já esta foto, é da rua do Hemocentro, tirada exatamente em frente à casa de uma parente da minha patroa. Neste local, ao lado direito, no fundo das casas, passa o Rio Paraíba do Sul. Ao fundo da foto, por trás da árvore mais verde e menor, passa um córrego, que já estava cheio antes do Reveillon.
A rua principal da cidade e, ao fundo, a concessionária da Fiat totalmente tomada pela água.
A foto acima mostra mais um local próximo ao Porto, em Além Paraíba, onde a água subiu quase que na altura do orelhão. Uma sequencia de fotos (esta era a melhor) mostra que a água subiu a este ponto em menos de 10 minutos.
Nos telejornais ainda dão conta que o hospital da cidade está inacessível, pois caiu um barranco na rua de acesso. A rodoviária e o principal supermercado da cidade, o Bahamas, que estão em um aterro feito no rio, estão também submersos.
–
Desejo que Além Paraíba (e arredores como Sapucaia, Muriaé e Itaperuna) se recupere rapidamente desse desastre e que nada aconteça aos moradores e aos nossos parentes que lá se encontram.
2 respostas
Enquanto existir essa ganancia do homem, a falta de respeito das autoridades , nos a população seremos os unicos que sofreremos.
Nao existe , nos governos municipais , nenhuma ação no sentido de estar preparados para as calamidades.
Infelizmente, o estado de minas hoje ,esta abandonado , pelas autoridades, esta faltando competencia para administrar , enquanto os fragelados choram as perdas , esse mediocre governador aparece na cidade para aparecer na midia.Medidas preventivas ele nunca se preocupou, no meio dessas tragicas noticias surgi uma importante para o municipio, agora eles viram o qual tal é a situação do hospital de Além Paraiba.Tem que chamar o Danilo de Castro pra resolver isso.
Na primeira foto, o rio não é o paraíba do sul e nem o bairro é próximo do centro.
Rio Limoeiro no Bairro de Vila Caxias, onde houveram mais prejuízos.