Comprar um carro usado não é tão simples quanto comprar um pacote de macarrão no mercado. São inúmeros detalhes que podem fazer a diferença no conforto, desempenho e principalmente manutenção. A grande vantagem de comprar um carro usado é que na maior parte dos casos os impostos são mais baratos e já é possível ter uma boa referencia sobre tal modelo. A partir deste ponto que começamos o estudo.
Sempre pergunte a um amigo, mecânico ou parente que já teve o modelo, questione sobre manutenção, economia, desempenho ou qualquer outra duvida que possa surgir. A escolha de um modelo errado pode ser fatal e então começa a dor de cabeça. Suponhamos que você compre aquele carro fabricado na França, entre 1997 e 1999, bonito, confortável e veloz. Então você obviamente está feliz porque possui um modelo importado com várias funções que você sequer usa ou sabe como usar e continua dirigindo alegremente.
Um belo dia este veículo começa a apresentar alguns problemas que podem variar de ruídos no painel a falhas no motor e o lugar mais óbvio para verificar as falhas é a oficina. Começa a longa odisséia para encontrar um mecânico que saiba fazer a manutenção do veículo ou algum que aceite, já que muitos consideram “Buchas”. Não desejo criticar montadoras como Renault, Peugeot e Citroen que até alguns anos não eram tão comuns no mercado, o que acontece é que ainda hoje não é tão fácil lidar com os modelos mais antigos, por falta de peças para reposição, falta de profissionais qualificados e alto custo. Talvez aquele carro que você deseja está barato por algum motivo que não é tão legal e a bomba pode explodir na sua mão.

Mas quando falamos de manutenção, não é apenas mecânica e elétrica. Entra a questão que realmente define o estado do carro, os danos em lataria.
É normal que qualquer carro tenha um arranhão ou um simples amassado, isso é recuperável de forma prática. O grande problema é quando já houve uma colisão de alto impacto que tenha afetado alguma coluna do veículo ou quem sabe, até o teto.
Cada pessoa descobre isso de uma maneira. Às vezes pode haver um sinistro registrado, alguma falha da funilaria, etc.
Não é uma exigência estética, e sim de segurança. Certas partes de um automóvel não podem ser danificadas, pois caracterizam perda total. Sempre leve algum “especialista” junto quando for avaliar o veículo, veja se nos retoques foi usada massa plástica em excesso, puxe as borrachas de portas para verificar possíveis emendas na lataria e lógico, consulte placa e chassis antes de fechar o negócio.
Algumas agências de compra e venda, possuem grande parte de seus carros vindos de leilões. Alguns destes veículos podem ter ido a leilão por motivos de inadimplência ou por colisões mesmo. No primeiro caso é mais fácil perceber as condições.
Uma ótima opção para compra de veículos usados é visitar revendas de locadoras de automóveis. Como suas frotas são renovadas a cada ano, é possível encontrar o carro certo em alguma destas lojas, mas também é necessário tomar os cuidados já citados.
Dê um passo de cada vez na escolha do seu futuro carro usado, sem pressa para não ter problemas e tenha uma boa compra!
3 respostas
boa noite meu grande. o fato do carro ser importado ja diz tudo. não e como alguns carros nacional que voce encontra peças ate na farmacia, açougue. pois um importado como o amigo colocou ai em cima na imagem , e na verdade um carro, ele tem suas qualidades peculiar e não um carro bomba como o amigo diz em seu comentario. tenha dinheiro e um pouco mais de tempo e mais mantenha a manutenção do mesmo. temos carros nacionais que são carros bombas . de fabricação nacional e sem peças no mercado como voce explica isso ? ai sim e um carro bomba e nacional, (SEM CONFORTO, SEM ESTILO E SEM SEGURANÇA E MUITO MAIS ) e temos varios . pois trabalho em manutenção de veiculos ok.