Bobeira nível:

Candidatos e Candidatos

Trabalho com Recrutamento & Seleção e procuro seguir uma lógica simples: divulgamos a vaga, triamos os currículos, chamamos os candidatos para a seleção, realizamos uma dinâmica de grupo, selecionamos os três melhores, aplicamos testes psicológicos e enviamos ao gestor para uma entrevista final. Simples, rápido, e algumas vezes, fácil (pela nossa experiência e pela qualidade dos profissionais). E ainda por cima damos uma “garantia” de 30 dias, ou seja, se o candidato não corresponder às demandas da empresa por qualquer motivo que seja, o substituímos.

Está aí a palavra-chave: CANDIDATO. Este é o nome que utilizamos para a pessoa que está interessada na vaga oferecida, e que participa da seleção. Mas também é um nome utilizado para quem concorre a algum cargo político, e 2010 é um ano de eleição.

Acostumada como estou com seleções, não deveria me assustar com eleições, que praticamente DEVERIAM ter os mesmos passos ou ao menos os mesmos critérios de uma seleção, mas não têm.

Primeiro: quanto à divulgação, eu sinceramente nunca vi algo do tipo “VAGAS PARA PRESIDENTE! ENVIE SEU CURRÍCULO PARA queroserpresidente@palaciodoplanato.br”, com os requisitos necessários para participar. Você sabe o que é preciso ter para ser presidente? Eu não sei. Muita gente não sabe!!! E elege meio sem opção, sem saber o que faz, sem saber nem o porquê disto tudo!

Segundo: como é feita a triagem de currículos? Os candidatos REALMENTE enviam currículos ou qualquer um pode chegar lá e se “candidatar”, fazer propaganda e do nada virar político? Alguém CONTROLA isso? Pense como seria maravilhoso se existisse alguém que recebesse currículos em vídeo dos candidatos de diversas “vagas” políticas e triasse para que somente os melhores e mais condizentes fossem apresentados ao povo!

Terceiro passo: seleção em grupo. Eu colocaria os candidatos para participar de uma dinâmica de grupo e ver se realmente eles têm um perfil de liderança, uma boa postura, uma capacidade para trabalhar em equipe e várias outras competências.

Quarto passo: laudo psicológico. Você sabe se o seu candidato tem estabilidade emocional? E se ele tem energia para elaborar projetos e leva-los até o fim? Sabe se ele consegue delegar funções? Sabe o estilo de negociação dele? Testes psicológicos mostram como ele se porta em diversas funções, como ele lida com situações de pressão, como ele “aguenta o tranco” com responsabilidade e competência. Uma avaliação de potencial poderia nos mostrar um pouco mais da personalidade de cada candidato.

Etapa Final: não haveria uma entrevista com o gestor, pois neste caso não existe um “dono do Brasil”, já que este somos TODOS NÓS. E aí sim teriam as campanhas, os vídeos para que seja mostrado suas propostas e intenções a nós, que escolheríamos em quem votar.

Pronto. Sua seleção está feita. Resta saber se poderíamos substituí-los em 30 dias caso eles não “deem conta do recado”.

https://www.youtube.com/watch?v=uN3n-YBdSuk

Espalhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Mel

Mel

Mel é uma autora convidada e este texto não representa a opinião do Bobolhando. Somos um site aberto às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob uma licença Creative Commons e você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e ao nosso humilde blog.

3 respostas

  1. Notei o banner do PV no blog. Numa eleição qualquer eu coloquei um banner do PV e recebi até um email do Gabeira, dizendo que eu era quem mais mandava visitantes para o blog dele. Fiquei felizão. No outro dia saiu a notícia de um candidato do PV comprando votos.

    Banner para político agora, só se o candidato for eu mesmo.

    1. Castre, na verdade, era para eu ter tirado esse banner já. É sim do PV, mas uma campanha filantrópica. Agora ta cambiando pro lado político. Não to gostando. Alias, já até tirei. Vai ser um dinheiro perdido, mas uma dor de cabeça com críticos a menos!! =D

      Vamos ver os banners sim!!!

      Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Youtube dos primórdios:

Bobolhando no Youtube

Clique no botão e inscreva-se no nosso canal!
Ative o sininho! Não faça serviço pelas metades!

Bobeiras mais lidas:

Publicidade:

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.