Campanha: Aprenda a usar o Facebook corretamente!

Quando falamos zoando no Twitter que nego não fala direito ou, mais ainda, não sabe usar ferramentas e redes sociais, no fundo, estamos falando seriosamente. A tal da temida “orkutização” do Facebook, enfim, chega ao perfil mais perto de você. Como se você fosse obrigado a ver aquilo que, infelizmente, todo mundo “gosta e compartilha”. Vários blogueiros, vlogueiros e afins estão já de saco cheio com tamanha falta de senso destas redes. E é por isso que abri este espaço no blog justamente para falar sobre isso.

E, para te ajudar a ficar mais ligado com o que você deve ou não fazer nestas redes sociais, trouxe 3 pequenas dicas para você encará-las como mandamentos e parar de pagar de analfabeto digital que cursa a 4ª série do ensino fundamental. Pela 3ª vez. Acompanhe:

1 – USE AS ABREVIAÇÕES CORRETAMENTE:

Se eu estou em um boteco e uma pessoa fala: “Te adicionei no ~feice~”, sério, me dá vontade de enfiar o casco (ou ampola) de cerveja no rabo dela, mesmo ela sendo minha amiga. A abreviação de Facebook não é “Face”. A oficial e usada por elas e até pelo seu agregador é “FB“. Sim, “Éfe bê”. Se você escreve “Face” no seu mural, com certeza também chama o Twitter de “TT” ou “Tetê”. Porra, na boa, “Tetê” é aquela sua amiga que se chama Terezinha e não a porcaria do Twitter. T.T. é a abreviação de Trending Topics. Lide com isso.

Mas isso tem explicação: As pessoas que fazem isso, obviamente, chamavam o Orkut de “Kut” e hoje cagam o Facebook e usam o link do perfil de algum deles no Twitter.

Véi, na boa, que porra é essa?

2 – COMPARTILHE APENAS O QUE SEUS AMIGOS QUEREM VER

Pare de compartilhar o que VOCÊ gosta. Compartilhe apenas o que seus amigos querem saber de você. É sério. Eu, por exemplo, não quero ver piadinha de 2003 reciclada e jogada na minha timeline como se fosse comida de presídio, a qual eu sou obrigado a comer. Não.

Veja o trecho do texto do Izzy Nobre em seu blog que está rodando toda a internet:

O que acontece é que além do hábito irritante de dar “share” no Facebook em tudo que é imagem “engraçada” que encontram por aí — essencialmente transformando o Facebook numa filial do 9gag –, a galera anda compartilhando também imagens gráficas de abuso de animais. Pra “conscientizar”, supostamente.

Mano, por que tanta gente não sabe usar o Facebook…? Eu até já me acostumei com os convites de “evento” que são na verdade promoções ou alguma coisa mais inútil ainda. Ou empresas abrindo perfis pessoais. Ou gente me marcando em foto que não tem nada a ver comigo. Ou nego respondendo “ensino médio completo” quando o site te pergunta onde você estudou.

Digo para você que esse texto é uma leitura obrigatória. Faça isso agora clicando neste link ou, caso o site não abra, veja no cache do Google.

3 – SEJA CONSCIENTE

Ficou com preguiça de ler isso tudo? Veja o vídeo do Cauê Moura que resume tudo:

RESUMINDO:

Parem de cagar tudo. E amigos, vamos usar o termo certo: Não é Orkutização, é BRASILEIRIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS.

A paz do Senhor.


Quem é Rogério Lima

veja todos os seus posts

Ex-pagodeiro, Empresário, Gamer, Capixaba e criador desse e de outros ~trocentos~ blogs. Está nessa vida desde 2003, mas não ficou nem rico e nem famoso. Gosta muito de receber brindes, mas é sempre esquecido.

2 Comentários/Trackbacks

  1. aafffffffff! não bastasse o governo censurando a internet, agora vejo um monte de blogueiros, vlogueiros e talz tentando “censurar” o uso do facebook! meu, a internet tá ae pra disseminar conteúdos e informações! td bem q a idéia original do facebook seria só pra ter contato com os amigos e td mais, mas mto me admira ver vários blogs criticando o excesso de informações no face (desculpa ae se te magoei por não ter escrito FB) sendo q praticamente tooooodos os blogs tem os botõezinhos para “compartilhar” seus conteúdos em tudo qnto é rede social!! eu até concordo q tem mto conteúdo ruim sendo disseminado em profusão nas redes sociais, mas isso não dá direito a ninguém de censurar a liberdade de expressão dos outros! não gostou? bloqueia ou deleta a pessoa, vcs tem mtas opções pra não ter q “aturar”

    franco / Responder
  2. Por isso sou contra a inclusão digital.

    Sara / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.