22 de Abril: Dia do Descobrimento do Brasil

Continuando a série de “posts cívicos“, conforme disse ontem, hoje também é uma Data comemorativa no âmbito histórico da conversa. Hoje, dia 22 de Abril, comemora-se o Dia do Descobrimento do Brasil. Vejamos o que o Oráculo tem a nos ensinar no dia de hoje:

“A 22 de abril de 1500, após quarenta e três dias de viagem, tendo-se afastado da costa africana, avistou o Monte Pascoal no litoral sul da Bahia. No dia seguinte, houve o contato inicial com os indígenas. A 24 de abril, seguiu ao longo do litoral para o norte em busca de abrigo, fundeando na atual baía de Santa Cruz Cabrália, nos arredores de Porto Seguro, onde permaneceu até 2 de maio. Cabral tomou posse, em nome da Coroa portuguesa, da nova terra, a qual denominou de “Ilha de Vera Cruz”, e enviou uma das embarcações menores com a notícia, inclusive a Carta de Pero Vaz de Caminha, de volta ao reino”.

descobrimento-porto-seguro

Depois desse show de informação, acho estranho não ser feriado hoje. Diferentemente do que aconteceu com Tiradentes, depois que Cabral “invadiu de mulão” as Terras Tupiniquins, morreram mais índios do que se pode contar em toda a história da Inconfidência Mineira. Também estranho a “falta” de um feriado hoje, porque Brasileiro gosta de ficar à toa. Prova disso que o destino (ou seria um poder magnético igual a o da Ilha de Lost?) fez com que a Caravela de Cabral parasse justamente onde hoje é a Bahia. Impressionante, não é?

Hoje, quem pode comemorar alegremente o Dia do Descobrimento do Brasil é a cidade de Porto Seguro, já que o turismo (e os indígenas remanescentes) vive em função dessa verdadeira “cagada” (será?) de Pedro Álvares Cabral. Na foto acima, estou exatamente a 50 metros da Cruz, onde foi celebrada a 1ª Missa em Solo Brasileiro. Uma bela vista da Baía de onde, à 510 anos atrás, Cabral e seus Blue Caps atracaram para iniciar sua maior aventura, em uma terra desconhecida, juntamente com uma turminha do barulho.

Daremos um pequeno hiato nos posts cívicos até o dia 14 de Junho. Você sabe o que se comemora?


Quem é Rogério Lima

veja todos os seus posts

Ex-pagodeiro, Empresário, Gamer, Capixaba e criador desse e de outros ~trocentos~ blogs. Está nessa vida desde 2003, mas não ficou nem rico e nem famoso. Gosta muito de receber brindes, mas é sempre esquecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.