Bobeira nível:

21 de Abril: Dia de Tiradentes

Abril é um mês de várias datas cívicas. Começou no dia 13, com o dia do Hino Nacional, passando pelo Dia do Índio e terminará amanhã, onde você verá por toda a internet Brasileira piadinhas que “Cabril descobriu o Brasal“, que “pra que Cabral veio parar aqui” e outras piadas batidas deste mesmo naipe de toda trupe do “Novo Humor Brasileiro“.

Mas hoje, diferente da maioria das outras datas cívicas (excluíndo de 7 de Setembro e 15 de novembro), é feriado nacional. E você sabe o por que desta data ser tão importante? Não? Eu até sabia, mas esqueci.

Mas, ainda bem que tem o Wikipedia para nos salvar. Confira:

tiradentes-feriado

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal[1], batizado em 12 de novembro de 1746Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade de Tiradentes (Minas Gerais), antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi nomeada em sua homenagem.”

Pois é. Agora, você está mais informado. Este feriado, que você curtiu integralmente ou trabalhando igual a um burro de carga, é uma homenagem ao mais antigo membro da Família Xavier (que tem outros personagens importantes como Chico e Charles), que morreu enforcado e que também foi esquartejado sem dó, tentando libertar o país do domínio da Corte Portuguêsa.

Não percam amanhã, outro post da série: “Datas Cívicas“.

Espalhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Rogério Lima

Rogério Lima

Ex-pagodeiro, Empresário, Gamer, Capixaba e criador desse e de outros ~trocentos~ blogs. Está nessa vida desde 2003, mas não ficou nem rico e nem famoso. Gosta muito de receber brindes, mas é sempre esquecido.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Youtube dos primórdios:

Bobolhando no Youtube

Clique no botão e inscreva-se no nosso canal!
Ative o sininho! Não faça serviço pelas metades!

Bobeiras mais lidas:

Publicidade:

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.