Timelapse da “desvirada” do Navio Costa Concordia

Existem coisas que acontecem no mundo que realmente devem ser ovacionadas. E eu sempre fui muito fã de pessoas que usam seu conhecimento para fazer coisas fodas, principalmente os engenheiros (coisa que meu Pai me falava para ser e eu, por não conseguir nem somar em calculadora, aboli da minha vida e virei blogueiro, enfim) fodões que arrumam jeito para tudo, no bom sentido da coisa.

Sempre paro para ver programas como o “Mega construções” e o “Mestres da engenharia”, acho que ambos da Discovery, para ficar admirado com a proeza dos Engenheiros e seus comandados para construir algo ou fazer coisas enormes acontecerem.

A última proeza dos Engenheiros, já considerada o maior feito da engenharia moderna, foi a verticalização (ou a “desvirada”) do transatlântico Costa Concordia, naufragado há 20 meses e que só hoje foi colocado “de pé” por uma equipe de mais de 100 pessoas. O “bichinho” pesa “apenas” 114 MIL Toneladas e tem “apenas” 293 metros de comprimento.

E, como foi um marco histórico, claro que foi registrado por centenas de lentes. Uma delas a da CNN, que publicou um sensacional timelapse mostrando como foi esta ação, após 19 horas de trabalho:

O custo disso tudo aí já soma mais de 600 MILHÕES de EUROS e ainda não terminou.

Agora, o navio, que foi erguido por um sistema de “bóias” que se enchem de água por um lado, terá estas mesmas “bóias” colocadas no lado que estava submerso. Elas serão esvaziadas e assim fará o transatlântico flutuar novamente e ir para um estaleiro.

E parabéns para os engenheiros e todos os envolvidos. Foi realmente foda.


Quem é Rogério Lima

veja todos os seus posts

Ex-pagodeiro, Empresário, Gamer, Capixaba e criador desse e de outros ~trocentos~ blogs. Está nessa vida desde 2003, mas não ficou nem rico e nem famoso. Gosta muito de receber brindes, mas é sempre esquecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*