Marcelinho lendo logotipos

11/12/12

Postado em Bobo.txt

Então, desde muitos anos atrás, quase 10, entrei em um curso de Comunicação Social, em uma faculdade recentemente aberta (e já adquirida por outra franquia estudantil), a fim de não ter um curso com matérias totalmente feitas com base nas matemáticas da vida.

Lá, na faculdade, aprendi técnicas no então revolucionário “Corel Draw”, que uso até hoje, com um dos maiores designers/ilustradores do ES. Aprendi até a criar a minha própria fonte (tipo de letra para os noobs). Trabalhoso, mas coisa de se dar orgulho no final.

marcelinho-contos-eroticos

“História legal, cara. Parece verídico”. E é!

Quando o curso saiu do “Núcleo comum” e foi dividido entre Publicidade e Propaganda e Jornalismo, optei, por ter me identificado mais, inclusive pela parte da propaganda propriamente dita e pela fotografia, pelo curso de Publicidade e Propaganda. Mas, mesmo lá dentro de uma faculdade, o que a gente ouvia (e muito) era: “cuidado com os menininhos do Corel”. Para quem não conhece o termo, “menininhos do Corel” são aqueles que não são formados (ou não tem uma formação técnica) em um curso superior, não sabem todas as verdadeiras técnicas de criação e que são, por simples e tenra ~experiência~, capazes de fazer o que o que demoramos 4 anos para aprender. São aqueles que, além de ser nossos piores concorrentes, são os que cobram mais barato por um trabalho que, na maioria das vezes, o “criador” acha que é uma das oitavas maravilhas do mundo.

Sim, claro e obviamente que também existem pessoas do mesmo naipe, que estudou os 4 anos (ou 2 em um curso técnico), mas não aprendeu nada e continua com trabalhos de qualidade extremamente duvidosa. Estudei com uma pessoa assim e ela é assim até hoje.

Acredito que todos os formados em publicidade e propaganda, design e outros cursos ligados realmente à área, concordam com isso. Ou não.

O que quero falar, contando essa história toda, é deste vídeo abaixo da senhorita ARTISTA PLÁSTICA, que resolveu atacar de DJ de criadora de logotipos:

Aí, de curiosidade, entrei no site dela (link removido) e tomei um susto: nada do que ela fala no vídeo é realmente usado nela. Parece aquele melhor estilo “faça o que eu digo, mas não o que eu faço“. Não entendi muito bem o que ela queria com isso, mas ela conseguiu promover seu trabalho (até ganhou um post aqui no blog, olha só).

Mas o que me chamou mais a atenção mesmo foi esse comentário, da amiga Nanna Minetto:

marcelinho-comment

Então, diante disto, vamos fazer o seguinte:

1 – coloque o vídeo abaixo em 0:42″ e aperte o pause;
2 – clique no sinalzinho de auto-falante e deixe no mute;
3 – aperte o play no vídeo acima.

Risos.

Lembre-se de não rolar a página, para não perder a ~magia~.

Bom, enquanto rio demais com isso, deixo um pensamento: este post é um pouco do desabafo de uma pessoa que sente na pele, desde 2005 (ano que formei), o quanto esse tipo de coisa prejudica quem realmente estudou pra isso. As centenas de comentários no vídeo da Denise não me deixa mentir. E não é só ela. Basta uma pesquisa simples no Google como “logo barato” (e suas variações) que milhares de sites, inclusive usando Adwords, estão oferecendo este tipo de serviço por aí.

O comentário mais curtido do vídeo dela, resume este grande post:

resumo-post

Uma dica que sempre a mamãe dá, é: “O barato pode sair caro. E feio”. E se a Denise quiser umas dicas, estarei aqui.

Acharia legal apenas um like de vocês pelo Marcelinho, que tal?

-

UPDATE: Infelizmente, a nossa amiga não tem senso de humor e excluiu de sua conta o vídeo dela. Quem viu, viu. Quem não viu, fique chupando o dedo. Fica a lição: não quer ser criticado, não faça nada achando que está na vantagem.

Espalhe o amor: Curta e compartilhe

Postado por:Rogério Lima



    INFORME: Para comentar neste blog você precisará estar logado no Facebook ou identificar-se no Disqus. Coloque sua cara à tapa, bro. Ofendeu? Fez falta de educação? Comentários racistas? Homofobia? A responsa do comentário é totalmente sua MESMO e você poderá ser denunciado por mim e pelos outros usuários da rede. Você poderá levar um processinho, ter a conta excluída e demais coisas que nem aquela marca famosa pode fazer para você!
Comente
Usando o Facebook!
comments powered by Disqus

Veja estes posts também!

Canalzaum (Nós no Youtube)

Área do Jabá

Recomendo

Publicidade

Rede Notícias Brasil

/* Spider */